
Rinite é uma inflamação das mucosas do nariz. Várias pessoas têm a doença, cuja incidência é de 4 em cada 10 pacientes, tanto adultos quanto crianças. As causas são várias: desde resfriados, produtos químicos, irritantes, até medicamentos e alergia. Seus sintomas são muito parecidos entre todos os tipos, levando as pessoas a pensar que rinite é um resfriado que não passa ou uma ”sinusite” acompanhada de dor de cabeça crônica.
Você pode ter rinite quando:
Tem vários espirros em sucessão, especialmente pela manhã;
Seu nariz escorre e fica obstruído;
Ocorrem irritação e coceira no nariz, nos olhos e no céu da boca;
Seu olfato fica prejudicado;
Tem dores de cabeça juntamente com outros sintomas destes já mencionados.
Os sintomas de todas as rinites são muito semelhantes: geralmente ocorrem obstrução nasal (nariz entupido), prurido (coceira no nariz), rinorréia (nariz escorrendo) e espirros. O indivíduo acredita estar sempre com
resfriado, tem sensação de dor de cabeça (cefaléia) que aparece com as mudanças de temperatura e umidade
e quando entra em contato com agentes alérgenos ou irritantes, como fumaça, produtos químicos ou perfumes.
Lugares frios e úmidos favorecem o aparecimento da rinite na medida que se usam mais cobertores e roupas
de lã e o sol aparece por menos tempo.

A rinite medicamentosa é muito freqüente, pois as pessoas usam medicamentos no nariz sem orientação médica, ignorando os riscos que estão correndo. Muitos medicamentos usados no nariz podem causar rinite, ao invés de curá-la.
A rinite irritativa é comum nas grandes cidades, em locais muito poluídos e com agentes irritantes na atmosfera. Os sintomas podem acontecer em pessoas que trabalham sem usar máscaras em fábricas onde são manipulados materiais industriais ou em ambientes com muita poeira, ou que trabalham com tecidos. As crianças que estudam em locais poluídos, ou locais que estão em reforma, podem ter rinite irritativa.
A rinite vasomotora é também comum em ambientes poluídos, mas podem acontecer em outras áreas. Quem tem rinite vasomotora pode apresentar os sintomas quando fica nervoso ou quando está cansado ou com estresse (stress).
A rinite alérgica é muito comum, especialmente em cidades grandes, cujo ambiente é poluído e onde a poeira doméstica é abundante, e em locais úmidos, com mofo.
Muitas substâncias podem causar alergia como a poeira de casa, pólens e alguns alimentos. Aqui no Brasil, a poeira domiciliar é o fator mais importante. Ela é constituída por descamação da pele humana e de animais, restos de pelos de cães e gatos, restos de barata e outros insetos, fungos, bactérias e organismos microscópicos que são chamados ácaros (família dos aracnídeos).
O principal fator da poeira que causa alergia é o ácaro. Existem vários tipos de ácaros, e o que mais freqüentemente esta relacionado à alergia é o Dermatophagoides ssp., que significa, aquele que se alimenta de pele. Esse é o seu nome, pois uma de suas fontes de alimentos é a descamação da pele. No colchão de nossas camas e nos móveis estofados que existem em nossas casas, encontramos muita descamação de pele e é exatamente por essa razão que, nesses locais, existe grande quantidade de ácaros, aracnídeos que vivem nas camadas profundas dos tecidos, abraçados as fibras. Ácaros não são capazes de viver sobre uma superfície lisa, por exemplo, em paredes.

A rinite da gestante, a rinite do idoso, a rinite gustativa e a rinite do esportista são tipos bem especiais. São mais raras que as outras, mas não deixam de ser importantes. Existem mulheres que têm obstrução nasal somente durante a gravidez, sem nunca a terem apresentado antes de engravidar. Depois que a criança nasce, o problema termina. Os idosos têm uma rinite especial, que os mantêm com o nariz escorrendo (rinorréia) constantemente, sem parar. Este mesmo sintoma aparece em algumas pessoas, de todas as idades, quando se alimenta, especialmente de comidas com temperos fortes e apimentados (rinite gustativa). Outras têm obstrução nasal quando praticam esporte, o que as atrapalha muito, obrigando-as a tratar a rinite para poderem prosseguir adequadamente com o esporte.

A maioria das rinites tem cura, principalmente a medicamentosa e a irritativa. Todas têm tratamento. A rinite alérgica, a vasomotora, a do idoso, por exemplo, têm tratamento mas não têm cura. É muito importante que você saiba que, apesar disso, é possível viver sem sintomas, como uma pessoa normal, bastando que essas afecções sejam tratadas corretamente.
Quais as causas de piora da rinite?
Quanto mais se entrar em contato com as substâncias que causam irritação, maiores serão os sintomas. Os agentes irritantes da atmosfera poluída são prejudiciais, assim como substâncias químicas e produtos de limpeza. Fumaça de cigarros, inseticidas, tintas, combustíveis e até perfumes são nocivos. No caso de rinite alérgica, os sintomas surgem quando a pessoa entra em contato com os alérgenos (substâncias às quais é alérgica). A rinite do idoso piora quando ele se alimenta com comida condimentada, e a do esportista, quando pratica esporte. A rinite medicamentosa surge quando são usados medicamentos que fazem mal ao nariz.

Algumas medidas de controle do Ambiente podem melhorar ou prevenir os sintomas da rinite alérgica.
O quarto é o local mais importante pois nele você passa em torno de 8 horas do dia e é o ambiente mais contaminado por ácaros.
O objetivo é reduzir a sua exposição aos fatores desencadeantes da alergia:
1-Evite contato com pó, mofo, pólen, pêlos e penas de animais.
2-O quarto de dormir deve ser bem ventilado e ensolarado. Colocar edredon e travesseiro ao sol uma vez
por semana.
3-Evitar travesseiro e colchão de paina e pena. Usar os de espuma, fibra ou látex, sempre que possível envoltos
em material plástico (vinil) ou em capas impermeáveis aos ácaros. Recomenda-se limpar o estrado da cama 2
vezes ao mês.
4-Camas e berços não devem ser justapostos à parede.
5-Evitar bichos de pelúcia, estantes de livros, revistas, tapetes, cortinas e caixas de papelão no quarto de dormir.
6-Use edredon (desde que não seja de penas) no lugar do cobertor de lã.
7-Combater o mofo e a umidade, principalmente no quarto de dormir. Verificar periodicamente as áreas úmidas da casa, como banheiro (cortinas plásticas do chuveiro, embaixo das pias etc.). A solução de acido fênico entre 3% e 5% pode ser aplicada nos locais mofados, até a resolução definitiva desta umidade.
8-Evitar o uso de vassouras, espanadores e aspiradores de pó comuns. Passar pano úmido diariamente na casa ou usar aspiradores de pó com filtros especiais.
9-Evitar animais de pelo e pena.
10 Evitar inseticidas e produtos de limpeza com forte odor. Dar preferência as pastas e sabões em pó para limpeza de banheiro e cozinha. Evitar talcos, perfumes, desodorante, principalmente na forma de sprays.
11-Não fumar e nem deixar que fumem dentro da casa e do automóvel.
12-Roupas e cobertores devem ser lavados e secados ao sol antes do uso. Evitar banhos extremamente quentes. A temperatura ideal da água é a temperatura corporal.
13-Dar preferência à vida ao ar livre. Esportes podem e devem ser praticados.
14-O local de trabalho merece atenção: Assim como no quarto de nossa casa, passamos várias horas em nosso local de trabalho. Por isso, devemos dar especial atenção a este ambiente também, tomando as seguintes providências:
• Use máscara, quando indicado.
• Evite respirar gases.
• Tome bastante água durante o serviço. O ar condicionado seca o ambiente.
• Evite a fumaça de cigarros.
• Incensos e produtos para odorização de ambientes devem ser evitados. |
 |